Boca do Lixo


APRESENTAÇÃO

FOTO 8O Movimento Cultural Boca do Lixo – MCBL – surgiu em 1993. Nos 7 primeiros anos o MCBL se dedicou à organização de uma profícua cena artística no bairro de Peixinhos – bairro limítrofe entre as cidades de Olinda e Recife, com mais de 36.000 habitantes[1], um dos principais pólos comerciais de Olinda, mas com graves problemas de infra-estrutura, segurança e outros serviços básicos. Dentro desse contexto, o principal objetivo da instituição naquela época era organizar um movimento artístico que pudesse contribuir com a melhoria das condições de vida dos moradores do bairro e adjacências.

2000 mutirão de organização para a inauguração da BMN em um prédio abandonado no antigo Matadouro de Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

2000 mutirão de organização para a inauguração da BMN em um prédio abandonado no antigo Matadouro de Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

A organização deste movimento culminou com a transformação das ruínas de um antigo matadouro de bois em um complexo cultural, o Nascedouro de Peixinhos.  Hoje o Nascedouro conta, além da Biblioteca Multicultural Nascedouro- BMN – (iniciativa do MCBL), com um moderno anfiteatro; um centro de tecnologia administrado pelo Governo do Estado de Pernambuco; quadras poli-esportivas; estúdios de gravação musical e ensaio; e a sede de um importante balé afro do estado, o Balé Afro Mojê Molê.

2000 - 6ª Semana da Cultura de Peixinhos, realiza nas antigas ruínas do Matadouro de Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

2000 – 6ª Semana da Cultura de Peixinhos, realiza nas ruínas do Matadouro de Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

 Atualmente o Nascedouro de Peixinhos é uma referencia

2003 IV Festival Pop Rock, cujo o mote foi "Não Se Mova Em Círculo!" realizado nas antigas ruínas do antigo Matadouro de Peixinhos, Pernambuco, Brasil.

2003 IV Festival Pop Rock, cujo o mote foi “Não Se Mova Em Círculo!” realizado nas ruínas do antigo Matadouro de Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

de transformação de um espaço público abandonado, em aparelho social no Estado de Pernambuco. Onde antes era local de tráfico de drogas, exploração sexual infantil, hoje é um local de garantia de prestação de serviços públicos para o bairro de Peixinhos e bairros adjacentes. E tudo isso é, em grande parte, fruto do protagonismo do MCBL na ocupação das antigas ruínas e na criação de uma cena artística articulada em torno dos eventos que o MCBL produzia, entre eles se destacam: Adote a Cultura e Ajude uma Criança (97 e 98), Festival Pop Rock (1998, 1999, 2000,2003) e Semana de Cultura de Peixinhos ( de 1995 à 2003).

2000 - Biblioteca recebendo moradores da comunidade após inauguração, Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

2000 – Biblioteca recebendo moradores da comunidade após inauguração, Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

Em 2000 o MCBL, com ajuda dos moradores, inaugura a Biblioteca Multicultural Nascedouro – BMN e, desde então, vem se dedicado a formação de leitores através da implementação de estratégias de mediação de leitura e da disponibilização, de forma gratuita, de um acervo de livros com mais de 6.000 volumes à comunidade. No ano de 2007, pensando na mobilização o em torno da troca de experiências entre diferentes bibliotecas comunitárias da Região Metropolitana do Recife- RMR e da proposição e monitoramento de políticas públicas de democratização do livro, da leitura e das bibliotecas, o MCBL junto com outras três bibliotecas comunitárias cria a REleitura – Redes de Bibliotecas Comunitárias da RMR, hoje a REleitura conta com 10 bibliotecas comunitárias. Desde a criação da REleitura até ano de 2012, o MCBL esteve a frente de sua coordenação. O mais significativo fruto da REleitura até agora foi a elaboração e aprovação na Câmara dos Vereadores do Recife a Lei n° 17.600/2009 que estabelece a política municipal do livro e incentivo à cultura da leitura, de janeiro de 2010. Atualmente, através desta Rede, firmamos um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco para uma formação dos mediadores de leitura e coordenadores das bibliotecas que compõe a mesma.

2012 - Projeto Ouvir, Ler e Contar Histórias, BMN após reforma, Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

2012 – Projeto Ouvir, Ler e Contar Histórias, BMN após reforma, Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

Em 2008, a BMN foi premiada pelo no Concurso Pontos de Leitura: homenagem a Machado, promovido pelo Ministério da Cultura. Na ocasião a BMN ficou entre as onze melhores iniciativas de promoção à leitura do Brasil.

2012 - Projeto Ouvir, Ler e Contar Histórias, formação com professores da rede pública, BMN após reforma, Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

2012 – Projeto Ouvir, Ler e Contar Histórias, formação com professores da rede pública, BMN após reforma, Peixinhos, Recife, Pernambuco, Brasil.

Já em 2009 o MCBL, junto com o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (PE), Cedeca Sapopemba (SP), Instituto Sou da Paz (SP), Grupo Teatral Nós do Morro (RJ), Central única das Favelas (RJ), Grupo Cultural AfroReggae e Observatório Social de Favelas (RJ), teve sua experiência social sistematizada e publicada no livro Sistematização de Experiências de prevenção à violência contra jovens de espaços populares, ação patrocinada pelo MEC, este livro se encontra disponível para consulta e empréstimo no acervo da BMN.

 


[1] Fonte: sítio oficial da Prefeitura da Cidade de Olinda

 

5 responses

3 04 2012
Roxana

Caro Daniel, meu amigo Fernando Lannes do Rio de Janeiro recomendou que eu entrasse em contato contigo sobre minha pesquisa de PhD. Nao tenho teu email, entao por favor entra em contato (email roxycavalcanti@gmail.com) para eu te explicar mais sobre o assunto. Um abraço. Roxana

Curtir

3 04 2012
movimentobocalixo

Olá Roxana, estou encaminhando tua solicitação para Daniel.

abraço de solidariedade
Rogério B.
Coordenação executiva
Mov.Cult.Boca do Lixo

Curtir

2 07 2011
Aldemir Suku

Movimento Cultural da Boca do Lixo, “eu curto”.

Curtir

28 10 2010
vinha

ei povo!!!! me alegro de ver ainda que seja virtualmente como o movimento continua movimentando a galera.
beeeeeeeeeeeeeeeeeeijão a todos

Curtir

13 09 2010
Karajá

Tá ficando massa esse Bolg.

Curtir

Deixe um comentário