BIBLIOBÔCA MAMBEMBE NA COMUNIDADE DO ARCO-ÍRIS EM PEIXINHOS

29 10 2010

Em comemoração aos 10 anos de lutas e alegrias da Biblioteca Multicultural Nascedouro, estaremos realizando nesse sábado dia 30 de outubro mais uma Bibliobôca Mambembe.

Quem comparecer se deliciará com as Oficinas lúdico pedagógicas, Contação de Histórias, apresentações culturais, sessão de cinema, cantinho de leitura e as guloseimas preparadas pelo mestre artesão Seu Orlando.

Veja a programação!!!

De 14:10 às 15h00 Contação de histórias – Viramundos.

As oficinas serão simultâneas de 15:10 às 17:10

– Oficina de Marionete de Papelão –  Mestre Orlando.

– Oficina de Criatividade – Janiery Soares.

– Oficina de Confecção de Livros – Selma.

17: 20 Apresentação da percussão dos meninos e meninas do GCASC.

18:00 Sessão de cinema com o filme de animação A VIAGEM DE CHIHIRO.

QUER SABER MAIS SOBRE A BIBLIOBÔCA? LEIA ABAIXO!!!!

A Bibliobôca Mambembe é uma biblioteca itinerante que vai às ruas a cada quatro meses, visitando comunidades da Região Metropolitana do Recife que têm o acesso à informação bastante dificultado, realizando atividades lúdico-educativas de cultura e lazer.

As atividades são articuladas e promovidas em parceria com organizações comunitárias, escolas, e moradores da comunidade que em um dia repleto de atividades têm sua auto-estima trabalhada, de modo a fazê-los perceber que é possível realizar mudanças em sua realidade, o que incide diretamente em sua comunidade.

Na Bibliobôca são realizadas atividades de contação de histórias, teatro de rua, teatro de bonecos, oficinas pedagógicas, apresentações culturais, exibição vídeos e filme, brincadeiras populares, e Cantigas de roda, também é montado um Cantinho de leitura – O Cantinho de Leitura é a denominação de um espaço de incentivo à leitura, disponibilizando um pequeno acervo de livros infanto-juvenis, Cordel e Folhetins de poesia, onde todos sem restrição de idade podem ter contato direto com os livros.

A Bibliobôca tem por finalidade democratizar o conhecimento, a arte e a cultura, promovendo a reflexão e instigando a paixão pela construção do conhecimento.

Onde: Comunidade do Arco-Íris Peixinhos.

Quando: 30 (sábado) de outubro de 2010.

Horário: A partir das 14h.






SEMANA TEMÁTICA DA LITERATURA COMEMORA 10 ANOS DA BIBLIOTECA MULTICULTURAL NASCEDOURO

20 10 2010

O CENÁRIO

Olá pessoas a  Semana da Literatura comemorando dez anos da Biblioteca Multicultural Nascedouro já iniciou e, as atividades vão até o dia 28 de outubro, vejam as fotos!!! Lembrando que a entrada é gratuita!!! Venha, participe!

AGENDA:

Dia: 26 de outubro                Contação de Histórias com crianças do PETI – Recife de 9h30 às 10h30 e 14h30 às 15h30,  – Mediador Viramundos.

MÚSICA PARA RELAXAR!

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - Viramundos

CONVERSA AFINADA

 

 

 

 

 

 

 

Dia: 27 de outubro  Oficina de Parlendas com alunos da Escola Municipal Recanto da Arte e do Saber – Olinda, 9h30 às 10h30 e 14h30 às 15h30, – facilitadora Walquiria Braga.

HORA DO LANCHE!!!!

RODA DE CONVERSA PARLENDAS





SEMANA DO FOLCLORE NA BIBLIOTECA MULTICULTURAL NASCEDOURO

12 10 2010

Durante os dias 24, 25 e 26 de agosto, ocorreu a Semana do Folclore, atividade da Biblioteca Multicultural Nascedouro (BMN), esta por sua vez, uma ação do Movimento Cultural Boca do Lixo (MCBL). Nesses três dias de programação houve contação de histórias, brincadeiras, cantigas de roda e oficinas pedagógicas.

Mala de leitura

jovem leitor, o livro e as crianças

No dia 24 de agosto no horário da manhã, foi realizada a abertura da Semana temática com a Mala de Leitura. Essa atividade foi realizada com as crianças do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças –GCASC- como o nome já diz, é uma mala que contém um acervo entre 25 e 30 livros. Entre contações de histórias e brincadeiras ouve o famoso “jogo da verdade” –uma roda de diálogo mais lúdica- com um jovem leitor freqüentador da BMN a mais de três anos, Júlio César, de 13 anos.

Interação

Sopro de imaginação

falando suas impressões

No horário da tarde foi à vez da Oficina de Parlendas e Trava-línguas na qual as crianças do GCASC compartilharam seus conhecimentos a respeito das parlendas e trava-línguas da cultura popular.

Cantigas de roda

No dia 25 à tarde, foi o momento da Oficina de Brincadeiras e Cantigas Populares, que a partir do conhecimento acumulado advindo da experiência como educadora social do GCASC e Grupo de Saúde Condor e Cabo Gato, Aurelina Barbosa (Nenzinha) abordou a importância das Brincadeiras e Cantigas para a formação da criança.

leitura cantigas de roda

leitura

No dia 26, o contador de histórias Viramundos tirou do seu baú, histórias da tradição oral para que os alunos da Escola Municipal Recantos da Arte e do Saber, pudessem se deleitar e vivenciar algo raro nos dias de hoje: ouvir. Ao todo participaram da Semana do Folclore 87 pessoas, na sua grande maioria crianças e adolescentes, respectivamente.

contação de histórias

música e contação de histórias

Essa atividade tem como objetivos a ampliação do número de leitores e a divulgação do acervo especialmente no bairro de Peixinhos e adjacências, na perspectiva da ampliação de uma consciência política para a garantia por direitos e, a consequente melhoria das condições de vida.

Recitando parlenda

A Semana do Folclore foi realizada com o patrocínio do Programa BNB de Cultura – parceria BNDES, GCASC, Escola Municipal de Olinda Recanto da Arte e do Saber e da Gerência Regional da Assistência Social da Cidade do Recife-GRAS ; e apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social e da ASW –Ação por um Mundo Solidário (Ale).

Parlendas cantadas

Brincar é a coisa mais séria que há





VÍDEO VALE DESENHO

2 10 2010