AJUDE AS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DA REGIÃO METROPOLITANA!

30 08 2010

Se o nobre leitor/a é daquelas pessoas que se sentem bem quando colaboram com o bem-estar de outras pessoas, e acredita na importância dos espaços comunitários de leitura como ambientes que melhoram a qualidade de vida nos nossos bairros, o distinto vai gostar de saber que pode ajudar, e muito, a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife.

Oito bibliotecas formam essa rede, e todas elas precisam da nossa colaboração. São quatro bibliotecas em Recife (Afogados, Alto José Bonifácio, Brasília Teimosa e Coque), três em Olinda (Bairro Novo, Ouro Preto e Peixinhos) e uma em Jaboatão dos Guararapes (Piedade). Entre todas, duas coisas em comum: o desejo de fomentar a cultura da leitura, e, infelizmente, grandes dificuldades em realizar esse desejo.

Pra manter esse desejo aceso, a Rede de Bibliotecas Comunitárias da RMR está promovendo a campanha  PRA GOSTAR DE LER É PRECISO BIBLIOTECAS VIVAS, cujo objetivo é revitalizar a infra-estrutura e os equipamentos das bibliotecas.

Como nem só de livros vive uma biblioteca, é fundamental a melhoria das condições físicas desses espaços comunitários de leitura. Muitas dessas oito bibliotecas da Rede estão com sérias dificuldades, que vão desde a falta de mobiliário e equipamentos, até infiltrações e problemas hidráulicos.

Ou seja, essa campanha não tem como objetivo a arrecadação de livros (que, evidentemente, serão, também, bem-vindos). O objetivo mesmo é arrecadar recursos financeiros e materiais para reformar e equipar as oito bibliotecas da Rede.

Nas palavras de Gabriel Santana, que faz parte do Movimento Cultura Boca do Lixo e é um dos articuladores da Rede, trata-se de “um esforço para buscarmos novos parceiros em diferentes âmbitos (governamental, empresarial, pessoal, de associações, de profissionais liberais). Acreditamos que é mobilizando os diversos segmentos da sociedade que a gente pode se fortalecer, afinal de contas, para formar uma sociedade de leitores, pois um pais democrático se faz com leitores”.

Gabriel explica que os espaços das Bibliotecas da Rede escapam da função mais tradicional, aquela de apenas emprestar livros, e diz que a ideia é trabalhar com o conceito de Biblioteca Viva, onde ela é vista como “um lugar de formação de leitores, através de diversas estratégias de mediação de leitura, como Rodas de Leitura, Recitais, Semanas do Conto, Bibliotecas Itinerantes, Malas de Leitura, exibições de vídeo, Oficinas de Leitura, Contação de Histórias, Produção de textos e desenvolvimento das linguagens”.

Se o nobre leitor compartilha da ideia de que a leitura é um instrumento importante na construção da cidadania, faça parte da campanha: ajude a Rede de Bibliotecas Comunitárias!

Veja a lista de materiais que as bibliotecas estão precisando. Se quiserem fazer doações, serão muito bem-vindas. Confira também o número da conta bancária da Rede, e se torne um colaborador dessa campanha!

Se você se interessou pelo assunto, conheça o blog da Rede de Bibliotecas:
http://rededebibliotecascomunitarias.wordpress.com/

Lista de materiais que as bibliotecas precisam:

Aparelho de DVD – para passar filmes em formato DVD para o público, nas exibições de vídeo.

Televisão a cores – Para exibir vídeos para o público das bibliotecas

Material de construção – Para fazer reparos na infra-estrutura dos espaços (ver fotografias)

Data Show – para exibição de filmes para comunidade no espaço externo da Biblioteca (na rua ou praças)

Equipamento de som (Caixas amplificados, Mesa de Som, microfones) – para eventos que as bibliotecas fazem na Rua ou Praças.

Mobiliário – Mesas e cadeiras plásticas pra adultos.

Estantes – Para acomodar os livros.

Computador – para uso do leitor e melhor gerenciar o controle do acervo, produção de materiais virtuais (textos, planilhas, apresentações)

Impressoras – Para impressão de materiais usados pelas bibliotecas (pesquisas na Internet, impressão de materiais de divulgação).

Estamos também com uma conta aberta para arrecadar recursos financeiros, onde será investido em mão de obra, e investir na melhoria da infra-estrutura das Bibliotecas Comunitárias que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da RMR.

Caixa Econômica Federal
Conta corrente número: 544-5
Agência: 2193 / OP: 003

Pra outras informações, entrem em contato com os jovens articuladores da Rede no fone (81) 3244-3325 / 8850-5507.

fonte: Blog Acerto de Contas

http://acertodecontas.blog.br/cultura/campanha-virtual-pelo-bem-das-bibliotecas-reais/





AGENDA SEMANA TEMÁTICA DO FOLCLORE

21 08 2010

Dia: 24 de agosto

Atividade: Mala de Leitura com o Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças, educador mediador – Vinícius Souto e Aurelina Barbosa e Roda de Diálogo com o leitor freqüentador da Biblioteca Multicultural Nascedouro Júlio César.

Horário: de 9hs às 11hs

Dia: 24 de agosto

Atividade: Oficina de Leitura“Encontro das Parlendas” educador mediador – Walquiria Braga e Elenilda França

Horário: de 14hs às 16hs

Dia: 25 de agosto

Atividade: Oficina “Brincadeira e cantigas de Roda” facilitadora Aurelina Barbosa

Horários: 09hs às 11hs e 14hs às 16hs

Dia: 26 de agosto

Atividade: Contação de histórias com o contador Viramundos e convidados.

Horários: 09hs30 às 10hs30 e 14hs30 às 15hs30





SEMANAS TEMÁTICAS NA BIBLIOTECA MULTICULTURAL NASCEDOURO

14 08 2010

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto acontecerá a Semana do Folclore na Biblioteca Multicultural Nascedouro. Nesta semana serão realizadas diversas atividades envolvendo o tema folclore: Oficinas, contação de histórias, exibição de filmes, rodas de leitura, roda de diálogo.

Esta atividade é uma das semanas temáticas que a BMN realiza desde 2004. E já foram pautados vários temas de relevância: gênero, etnia, literatura, entre outros.  O público é formado por alunos e professores de escolas públicas da RMR, educadores sociais, grupos comunitários, freqüentadores da biblioteca e moradores da comunidade em geral.

Essas atividades têm como objetivo a desconstrução de preconceitos e da intolerância seja ela racial, religiosa, opinião política, de gênero, condição social ou de qualquer outra natureza.  Como vem buscando uma maior aproximação da escola com a biblioteca procurando afinar os temas com os assuntos do calendário escolar.

Esse ano, três semanas temáticas serão realizadas: Semana do Folclore, Semana da Literatura e Semana da Cultura Popular (50 anos do MCP – Movimento de Cultura Popular).

No primeiro semestre deste ano foi realizada a Semana dos Povos Indígenas em parceria com as Escolas Costa Azevedo e Recanto da Arte do Saber e o Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças. Contação de histórias, exibições de filmes, pesquisa e Roda de diálogo fez dessa semana um sucesso onde o envolvimento com o tema levou uma reflexão positiva sobre os preconceitos existentes contra os povos indígenas e suas histórias.

O que? SEMANA DO FOLCLORE

Onde? BIBLIOTECA MULTICULTURAL NASCEDOURO

Quando? DIAS 24, 25 E 26 DE AGOSTO

Horário: A PARTIR DAS 9h00 – ENTRADA GRATUITA!!

INFORMAÇÕES: (81) 32443325 / (81) 96573923

A Semana do Folclore é uma realização da Biblioteca Multicultural Nascedouro, ação permanente do Movimento Cultural Boca do Lixo, com o patrocínio do Programa BNB de Cultura, BNDS e Governo Federal. Apoio Instituto C&A de Desenvolvimento Social e  ASW – Ação Mundo Solidário.